Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Colégio de Aplicação da UFSC |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | MATHEUS EDUARDO RODRIGUES MARTINS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | Resumo: Fase final da bolsa de estudos PIBIC |
Resumo | Esse vídeo apresenta o processo e os principais resultados da pesquisa da bolsa de estudos PIBIC do Colégio de Aplicação da UFSC, ‘Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte’, que analisa as questões de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar brasileiro, com enfoque no ensino fundamental e ensino médio. Minha pesquisa, derivada da pesquisa geral, intitulada ‘A evolução do pensamento sobre gênero e sexualidade nas escolas brasileiras’, foca na questão de pessoas trans no ambiente escolar brasileiro. A pesquisa, baseada em artigos selecionados, mostra que pessoas trans, em especial mulheres trans e travestis, possuem um grande índice de evasão escolar por conta de transfobia, e, apesar das melhorias recentes em termos de inclusão de pessoas trans, o ambiente escolar ainda deve melhorar muito para que seja um ambiente seguro para alunos e docentes trans. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259748 |
Palavras-chave | Escola, Gênero, Diversidade sexual, Estado da arte |
Colaboradores |