Número do Painel
Autor
Instituição
Colégio de Aplicação da UFSC
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
MATHEUS EDUARDO RODRIGUES MARTINS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia
Titulo
Resumo: Fase final da bolsa de estudos PIBIC
Resumo

Esse vídeo apresenta o processo e os principais resultados da pesquisa da bolsa de estudos PIBIC do Colégio de Aplicação da UFSC, ‘Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte’, que analisa as questões de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar brasileiro, com enfoque no ensino fundamental e ensino médio. Minha pesquisa, derivada da pesquisa geral, intitulada ‘A evolução do pensamento sobre gênero e sexualidade nas escolas brasileiras’, foca na questão de pessoas trans no ambiente escolar brasileiro. A pesquisa, baseada em artigos selecionados, mostra que pessoas trans, em especial mulheres trans e travestis, possuem um grande índice de evasão escolar por conta de transfobia, e, apesar das melhorias recentes em termos de inclusão de pessoas trans, o ambiente escolar ainda deve melhorar muito para que seja um ambiente seguro para alunos e docentes trans.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259748
Palavras-chave
Escola, Gênero, Diversidade sexual, Estado da arte
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br