Número do Painel
Autor
Instituição
Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
ADOLFO JATOBÁ MEDEIROS BEZERRA
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Biológicas
Sub-área do Conhecimento
Biologia Geral
Titulo
Avaliação do antagonismo entre bactérias probióticas e seu potencial in vitro
Resumo

O objetivo projeto foi avaliar o antagonismo entre bactérias probióticas e o seu potencial in vitro. Para a execução do experimento, foram utilizadas quatro cepas de bactérias ácido-láticas BAL isoladas e presente no cepário do Laboratório de Aquicultura do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari. Para a inibição in vitro BAL foi avaliada através da capacidade inibitória contra bactérias patogênicasPara análise do antibiograma, as bactérias foram semeadas em meio de cultura Agar Triptona de Soja, onde em cada placa de petri foram posicionados cinco antibióticos, depois incubadas 24 horas a 30° C, em triplicata. A avaliação do antagonismo entre as BAL, uma das bactérias probióticas foram semeadas em MRS, esta semeadura foi realizada com uma alça de platina no sentido vertical, depois as outras três bactérias probióticas foram semeadas no sentido horizontal sobre a semeadura da primeira bactéria, após as semeaduras as placas foram incubadas por 24 horas a 35°C.

A BAL oriunda do Maccrobrachium rosemberg, demonstrou a menor capacidade em inibir as bactérias patogênicas. E contra a Pseudomonas aeroginosa a BAL oriunda do Litopennaeus vannamei não deferiu da BAL do M. rosemberg. A resistência aos antibióticos, duas BAL demostraram resistência a sultanamida, ao mesmo tempo que os demais antibióticos conseguiu inibir todas bactérias probióticas. Notado que, não foi registrado antagonismo entre as BALs que possibilita trabalhar com elas de forma conjunta, em próximos estudos Visto que, as bactérias oriundas de O. niloticus e Astyanax bimaculatus reagiram com potenciais semelhantes in vitro contra os patógenos testados. Enquanto as BAL oriundas de L. vannamei e M. rosemberg apresentaram maior resistência a antibióticos. Todas as bactérias podem ser testas in vivo de forma conjunta, pois não apresentaram antagonismos entre si.

E, com esse cenário de pandemia eu e meu orientador realizamos o ultimo teste de modo remoto, através de videoconferências.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211728
Palavras-chave
Microbiologia, Antibiograma, Meios de cultura e Antibióticos.
ColaboradoresAmanda Dartora, Felipe do Nascimento Vieira, Julio Cesar Bailer Rodhermel e Jaqueline Inês Alves de Andrade.

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br