Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | CA-UFSC |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | PAULA PEREIRA ROTELLI |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Educação Física |
Titulo | Resumo: PROJETO CHUÁ: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA ESPORTIVA E RENDIMENTO ESCOLAR |
Resumo | O trabalho Projeto Chuá: relações entre a prática esportiva e rendimento escolar partiu do seguinte problema de pesquisa: “Qual a relação da prática esportiva com o desempenho escolar dos alunos participantes do Projeto Chuá?”. Para conseguir responder esta questão procuramos analisar como vem se estabelecendo a relação da prática esportiva pelo projeto com o rendimento escolar dos estudantes do CA/UFSC. Para tanto, tivemos por objetivos específicos: 1) conhecer a história do projeto esportivo e do esporte escolar; 2) verificar o número de estudantes que participaram do Projeto em 2018 e 2019; 3) identificar, entre os estudantes participantes, quantos foram aprovados diretamente, aprovados por conselho e reprovados em 2018 e 2019 e 4) verificar a percepção de mudança no rendimento escolar dos estudantes e dos profissionais envolvidos no processo de ensino (professores, orientadores e coordenadores). Por se tratar de um Estudo de Campo descritivo de caráter qualitativo-quantitativo, realizamos no percurso metodológico levantamentos bibliográfico e documental e realizamos inquirições escritas com estudantes, orientadores educacionais, coordenadora de ensino e professores. Podemos concluir que a prática esportiva, na opinião dos estudantes, traz basicamente apenas pontos positivos a seu desempenho escolar, proporcionando um espaço onde podem relaxar e abstrair-se dos afazeres escolares, onde criam e fortalecem laços afetivos, entre outros fatores que, ao final, trazem benefícios psicológicos. Para os professores há também pontos positivos, mas pontuam também um ponto negativo, sendo este relacionado à agenda dos alunos. Tanto professores como coordenadora de ensino e orientadores educacionais consideram importante e positivo o trabalho dos valores de comportamento e conduta, que podem ser trabalhados durante a prática esportiva. Sendo assim, conclui-se que a prática esportiva pode se relacionar diretamente com o desempenho escolar, tanto positiva quanto negativamente. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211857 |
Palavras-chave | Esporte escolar, Esporte na escola, Desempenho escolar, Rendimento escolar. |
Colaboradores |