Número do Painel
Autor
Instituição
CA/CED/UFSC
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
CARLA CRISTIANE LOUREIRO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Redes Sociais e as Estudantes de Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC: entre a representatividade e a pressão para ser igual
Resumo

No período entre 2020 e 2021 foi desenvolvido o projeto ‘Redes sociais e as estudantes de Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC: entre a representatividade e a pressão para ser igual’, orientado pela professora Carla Cristiane Loureiro do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC). Este projeto está incluso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/CNPq), e integra também o projeto Conexão Escola Mundo, que busca compreender espaços inovadores de formação cidadã, coordenado pela professora Andrea Brandão Lapa do Centro de Educação (CED) da UFSC. A pesquisa tem como objetivo geral a análise do quanto o conteúdo que as estudantes do Colégio de Aplicação consomem nas redes sociais Youtube e Instagram impacta em suas vidas e na construção de suas identidades. Como metodologia foram revisados os dados da pesquisa que antecedeu esta, que teve como intuito analisar o quanto os conteúdos consumidos pelas estudantes de Ensino Médio do Colégio de Aplicação estavam conectados aos padrões sociais e midiáticos. Em seguida foi realizada um grupo focal  com três alunas que responderam o questionário da pesquisa anterior de modo a entender seus diferentes pontos de vista sobre o assunto. Por fim, foi possível entender a dualidade das redes sociais, podendo ser um espaço positivo pois promove o de acesso a diferentes culturas, representatividade e diversidade. No entanto, o consumo de mídias sociais pode também ser visto como negativo, pressionando as jovens a seguirem o padrões hegemônicos de moda, beleza e até comportamento. Reforça, principalmente durante a pandemia do COVID-19, a necessidade de ser produtivo, traduzida por ideia de meritocracia utópica  que impacta ainda mais as jovens, pois não leva em conta suas condições sociais e psicológicas. Assim, mesmo quando possibilita boas trocas a relação das jovens com as redes sociais deve ser tratada com muita atenção.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227541
Palavras-chave
Representatividade, empoderamento feminino, redes sociais, padrões estéticos.
Colaboradores

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