- Incrições Encerradas
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
O Seminário de Iniciação Científica da UFSC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés de preparar e apresentar um painel para um grupo pequeno de interessados, os trabalhos ficam disponíveis online em um ambiente próprio no Repositório Institucional da UFSC. O objetivo é estimular a criatividade dos estudantes e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.
Antes de prosseguir com a inscrição, verifique os requisitos do vídeo, do resumo, bem como os critérios de análise e cronograma de atividades disponíveis nos respectivos regulamentos. Ressaltamos a importância da leitura completa do material:
Regulamento 34º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC)
Regulamento 14º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM)
1) Será permitida a inscrição de apenas UM resumo e UM vídeo por estudante. O Formulário de Inscrição prevê local específico para a inserção do nome de até 06 (seis) colaboradores.
2) O resumo deve ser o mesmo no repositório e no formulário de inscrição e limitado em 3000 caracteres. Deve apresentar uma breve introdução sobre o trabalho; a descrição da metodologia utilizada de forma concisa e clara, informando sobre a síntese dos resultados obtidos até o momento com a execução do plano de atividades descrito no projeto, e, se for o caso, as conclusões do trabalho de Iniciação Científica bem como possíveis adaptações e/ou alterações registradas dos planos de atividade em função de circunstâncias adversas.
3) O vídeo deve, necessariamente:
- ser submetido na subcomunidade do ano corrente do SIC no Repositório Institucional, localizada no endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256486 (em caso de dúvida de como submeter um vídeo, consulte tutorial);
- ser submetido conforme o Programa de que participou e dentro das coleções de acordo com a grande área de conhecimento do projeto e/ou do departamento do orientador (ver Anexo 2 do Regulamento);
- ser em formato MP4, obrigatoriamente;
- ter o mínimo de 2 e o máximo de 5 minutos de duração.
- ter linguagem simples e inteligível ao cidadão comum, isto é, às pessoas leigas no tema da pesquisa apresentada.
O vídeo deverá procurar evidenciar a relação da pesquisa com os seguintes eixos de atuação da UFSC:
a) Promoção da igualdade e fortalecimento da democracia;
b) Sustentabilidade e mudança climática;
c) Saúde e qualidade de vida; e
d) Tecnologia e Inovação.
4) Os campos de preenchimento obrigatório para submissão de vídeo no Repositório Institucional constam em regulamento.
5) Como a inscrição e o envio do Resumo será feita via internet, é importante ressaltar que é de total responsabilidade do estudante e do orientador a prévia revisão quanto ao conteúdo e publicação do resumo do trabalho e do vídeo produzido. Portanto, a inscrição deve ser feita somente quando o trabalho estiver revisado pelo orientador.
6) NÃO abrevie os nomes do autor, do professor orientador e dos colaboradores. Após o envio do resumo e do vídeo a inscrição será considerada finalizada.
7) Exemplos de erros que podem causar rejeição do resumo:
- Aspas duplas (") no título ou no corpo do Resumo; use aspas simples ('), se necessário;
- Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, desenhos, logotipos, fotos ou imagens de qualquer tipo;
- Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso;
- Simples descrição de projeto ou uma intenção de trabalho de pesquisas;
- Resumo de revisão bibliográfica;
- Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
8) O resumo e o vídeo deverão ser, obrigatoriamente, apresentados em PORTUGUÊS.
9) Como os vídeos precisam ser homologados e aprovados, individualmente, pela equipe da CPIICT, eles devem ser submetidos no Repositório Institucional até o dia 08 de setembro de 2024.
Enquanto as inscrições (com a inclusão do link do vídeo aprovado) devem ser feitas até às 17h do dia 15 de setembro de 2024, IMPRETERIVELMENTE.
LEMBRETES IMPORTANTES
- Não é necessário que o bolsista apareça no vídeo.
- Os inscritos autorizam a exibição de seus vídeos.
SUGESTÕES
- Para facilitar a acessibilidade ao vídeo das pessoas com deficiência auditiva, é fortemente recomendada a inserção de legendas.
- Para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual, é fortemente recomendado que o vídeo tenha áudio.
- Faça um teste de som a fim de verificar se o volume do seu vídeo está adequado.
- Sempre que cabível, mostre imagens dos elementos / objetos / sistemas desenvolvidos, avaliados ou estudados. Se possível, mostre também cenas com aplicações. Não fique preso a padrões predefinidos. Seja criativo. Torne o seu trabalho atrativo e empolgante. O roteiro do vídeo é livre.
- Busque utilizar um título para o trabalho que seja simples e aguce a curiosidade. Por exemplo, ao invés de “Cultivo hidropônico do espinafre em sistema…”, seria mais atraente: “É possível cultivar espinafre na água?”.
Para isso, a Agecom ajudou e produziu um guia especial para orientá-los: https://agecom.ufsc.br/2020/09/15/divulgacao-cientifica-como-fazer-voce-mesmo-um-bom-video/.
- Durante a elaboração do roteiro, reflita: “Como eu contaria para a minha avó sobre o meu trabalho?” ou “Se eu falar a palavra algoritmo qualquer pessoa vai entender?” ou, ainda, “Como eu posso deixar acessível para que faça sentido para os meus amigos que não são da área?”.
- Procure elaborar um vídeo que seja compreendido pela população de um modo geral, numa tentativa de aproximar a ciência ao cotidiano dos brasileiros. E que nele seja utilizada linguagem simples, acessível ao público leigo, evidenciando como a pesquisa e a atividade científica pode contribuir para o bem estar do indivíduo e da sociedade.
Após preencher a Ficha de Inscrição, você deve clicar em Enviar, ao final do formulário.
Não há necessidade de enviá-lo por e-mail, basta guardá-lo com você, como garantia do seu envio.
Para se inscrever no 14º SIC ENSINO MÉDIO, consulte regulamento específico e clique aqui.
Para fazer sua inscrição (graduação), acesse abaixo
clique aqui para fazer sua inscrição.
Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br