33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
O Seminário de Iniciação Científica da UFSC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés de preparar e apresentar um painel para um grupo pequeno de interessados, seu trabalho ficará disponível online em um ambiente próprio no Repositório Institucional da UFSC. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.
Antes de prosseguir com a inscrição, verifique os requisitos do vídeo, do resumo, bem como os critérios de análise e cronograma de atividades disponíveis nos respectivos regulamentos. Ressaltamos a importância da leitura completa do material:
Regulamento 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC)
Regulamento 13º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM)
1) Será permitida a inscrição de apenas UM resumo e UM vídeo por aluno. O Formulário de Inscrição prevê local específico para a inserção do nome de até 06 (seis) colaboradores.
2) O resumo (no repositório e no formulário de inscrição), além de ser limitado em 3000 caracteres, deve apresentar uma breve introdução sobre o trabalho; a descrição da metodologia utilizada de forma concisa e clara, informando sobre a síntese dos resultados obtidos até o momento com a execução do plano de atividades descrito no projeto, e, se for o caso, as conclusões do trabalho de Iniciação Científica bem como possíveis adaptações e/ou alterações registradas dos planos de atividade em função de circunstâncias adversas.
3) O vídeo deve, necessariamente:
- ser submetido na comunidade do SIC do Repositório Institucional, localizada no endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248511 (em caso de dúvida de como submeter um vídeo, consulte tutorial);
- ser submetido conforme o Programa de que participou e dentro das subcomunidades de acordo com a grande área de conhecimento do projeto e/ou do departamento do orientador (ver Anexo 2 do Regulamento);
- ser em formato MP4, obrigatoriamente;
- ter o mínimo de 2 e o máximo de 5 minutos de duração.
4) Os campos de preenchimento obrigatório para submissão de vídeo no Repositório Institucional constam em regulamento.
5) Como a inscrição e o envio do Resumo será feita via internet, é importante ressaltar que é de total responsabilidade do aluno e do orientador a prévia revisão quanto ao conteúdo e publicação do Resumo do trabalho e do vídeo produzido. Portanto, a inscrição deve ser feita somente quando o trabalho estiver revisado pelo orientador.
6) NÃO abrevie os nomes do autor, do professor orientador e dos colaboradores. Após o envio do resumo e do vídeo a inscrição será considerada finalizada.
7) Exemplos de erros que podem causar rejeição do resumo:
- Aspas duplas (") no título ou no corpo do Resumo; use aspas simples ('), se necessário;
- Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações;
- Tabelas, gráficos, desenhos, logotipos, fotos ou imagens de qualquer tipo;
- Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso;
- Simples descrição de projeto ou uma intenção de trabalho de pesquisas;
- Resumo de revisão bibliográfica;
- Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
8) O resumo e o vídeo deverão ser, obrigatoriamente, apresentados em PORTUGUÊS.
LEMBRETES IMPORTANTE
- Não é necessário que o bolsista apareça no vídeo.
- Os inscritos autorizam a exibição de seus vídeos.
SUGESTÕES
- Para facilitar a acessibilidade ao vídeo das pessoas com deficiência auditiva, é fortemente recomendada a inserção de legendas.
- Para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual, é fortemente recomendado que o vídeo tenha áudio.
- Faça um teste de som a fim de verificar se o volume do seu vídeo está adequado.
- Sempre que cabível, mostre imagens dos elementos / objetos / sistemas desenvolvidos, avaliados ou estudados. Se possível, mostre também cenas com aplicações. Não fique preso a padrões predefinidos. Seja criativo. Torne o seu trabalho atrativo e empolgante. O roteiro do vídeo é livre.
Após preencher a Ficha de Inscrição, você deve clicar em Enviar, ao final do formulário.
Não há necessidade de entregá-lo à Propesq, basta guardá-lo com você, como garantia do seu envio.
Para se inscrever no 13º SIC ENSINO MÉDIO, consulte regulamento específico e clique aqui.
Para fazer sua inscrição clique no link abaixo
clique aqui para fazer sua inscrição.
Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br